Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela anula artigos do Código Penal que discriminam as mulheres

Venezuela a caminho da igualdade de gêneros

Publicado por Josiane Muniz
há 8 anos

A Turma Constitucional do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) anulou as disposições dos artigos 394 e 395 do Código Penal venezuelano, considerando que eles tratam de maneira injustificadamente desigual as mulheres em comparação aos homens, o que viola os princípios do respeito à dignidade humana e da igualdade perante a lei, estabelecidos nos artigos 3 e 21 da Constituição da República Bolivariana da Venezuela.

O acórdão explica que os preceitos anulados, que permaneceram no texto do Código Penal de 1863, estabeleciam que a "mulher adúltera" era punida com pena de prisão de 6 meses a 3 anos, enquanto o homem casado que incorreu em casos extraconjugais seria apenas punido quando mantinha uma amante na casa conjugal ou fora dela, se o fato era notório, o que implicaria em uma pena de 3-18 meses.

Fonte: http://www2.stf.jus.br/portalStfInternacional/cms/destaquesNewsletter.php?sigla=newsletterPortalInte...

  • Sobre o autorJosiane Muniz
  • Publicações27
  • Seguidores75
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações116
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-supremo-de-justica-da-venezuela-anula-artigos-do-codigo-penal-que-discriminam-as-mulheres/374502167

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)